terça-feira, 26 de outubro de 2010

matéria sobre doulas no jornal O Fluminense



Adoráveis doulas: paz, tranquilidade e também segurança na hora do parto
Por: Maria Laura Machado 24/10/2010

Elas têm a função de incentivar e desmistificar o parto normal para as gestantes. No momento tão esperado, e também depois, a doula é uma figura fundamental para as novas mamães.
São os instantes decisivos. À volta da gestante, todos se movimentam na expectativa da chegada do bebê. Mas o que ela sente? O que pensa nesse momento? Ao seu lado, alguém segura sua mão e transmite toda a serenidade necessária para que tudo corra bem. Essa pessoa é a doula, cujo papel é auxiliar a gestante, dar carinho, apoio antes, durante e depois do parto.


A relação entre doula e doulanda – como são chamadas as gestantes que optam por esse acompanhamento – cresce em intimidade. Entre aulas de yoga e de cuidados com bebê, Patrícia e Cátia abrem caminho para o parto normal e humanizado, que vai de encontro aos índices alarmantes de cesarianas, 85% de partos cirúrgicos na rede privada, segundo o Ministério da Saúde. Um número muito acima dos 15% recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
leia na íntegra aqui: http://jornal.ofluminense.com.br/editorias/o-flu-revista/adoraveis-doulas-elas-trazem-paz-tranquilidade-e-seguranca-na-hora-do-parto

Nenhum comentário:

Postar um comentário